sábado, 9 de janeiro de 2016

O SOFRIMENTO FAZ PARTE DO PACOTE CHAMADO VIDA!



Às vezes passamos por situações desagradáveis e tentamos encontrar culpados para elas, mas elas simplesmente irão acontecer, mesmo que nos isolemos do mundo inteiro. O sofrimento interior e nos relacionamentos é algo inerente ao nosso estado natural de pecadores. É claro que, com Jesus, conseguimos administrar e reagir melhor a ele, mas não conseguimos evitá-lo.
Há pessoas que, equivocadamente, estão fazendo escolhas (ou deixando de fazer) baseadas na motivação de proteger-se do sofrimento. Esse tipo de pensamento é bem típico desta geração, pois as filosofias humanas que estão sendo introduzidas em todos os níveis de convivência, são um convite para o prazer e para o que só faz bem. Mas isso é negar as consequências do pecado e rejeitar as penalidades pelo afastamento de Deus. Isso não é algo justo! É claro que podemos sonhar com esse momento em que não haverá mais dor e nem sofrimento. Podemos almejar esse dia, pois Deus o promete para aqueles que Nele creem. Mas o problema está quando queremos um mundo perfeito, com pessoas perfeitas,com tudo dando certo, nenhuma decepção, nenhuma traição, todo mundo disposto a fazer o que queremos e todo mundo concordando com o que pensamos.Isso é patológico e não irá se concretizar aqui. Deveríamos nos alegrar que Jesus foi preparar um lugar sem frustrações e onde não teremos mais que conviver com o nosso pecado e suas consequências. Mas a viagem até lá pode ser longa, então é interessante e inteligente que saibamos lidar com as nossas dores inevitáveis. Talvez, na tentativa de não sofrer, algumas pessoas se isolam, e nesse pequeno compartimento em que se colocaram, longe de quem os podia fazer mal, se privam de quem os podia fazer bem e de aprender com as decepções da vida. Elas fabricam para si uma espécie de "solitária" mas seu único "crime" foi ter achado que poderiam se proteger das outras pessoas e do sofrimento que todo relacionamento também carrega dentro de si.
Não estou querendo estimular o prazer no sofrimento. Apenas quero alertar esta geração de que tomar o caminho oposto ao sofrimento, não garantirá que ele não existirá. Ele simplesmente terá aspectos diferentes: você deixará de conviver com os conflitos dos relacionamentos e optará em lidar com os conflitos de sua solidão.
É interessante que a Bíblia diz que assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o homem. Isso significa que muitas pessoas estão deixando de ser afiadas em seu caráter e personalidade quando simplesmente abandonam seus relacionamentos ou simplesmente evitam entrar neles.A bíblia também nos orienta numa dinâmica do "uns aos outros". Isso conta: aconselhar, encorajar, consolar, orar, confessar falhas, exortar... Só experimenta essa dinâmica quem sai do seu "mundinho". A bíblia também diz que o sofrimento nos leva a um nível de maturidade e aperfeiçoamento que não se encontra em faculdades. A bíblia também diz que Jesus se identificou com todos os níveis de sofrimento humano para assim nos entender e nos confortar. Tenha muito cuidado com esse sentimento de autopreservação exacerbado que inviabiliza que Deus lhe proteja e lhe preserve diante das adversidades, porque você já tomou todas as providências para que elas não acontecessem em sua vida. E cuidado, pois uma hora, elas vão acontecer e sua tendência natural será encontrar culpados, pois você terá checado tudo dentro de você e não será capaz nem mesmo de encontrar um erro sequer. Isso também contraria a bíblia pois ela diz que se dissermos que não erramos, estamos mentindo e nos enganando. Cuidado com a sua decisão de não sofrer, alimentada por um orgulho pecaminoso e pela sua necessidade de manter-se no controle de sua vida!. Cuidado com suas dores, especialmente aquelas que você tenta evitar. Elas são as que Deus quer tratar pra levar você a um nível de dependência total Dele, inclusive em lidar com a cruel realidade de relacionar-se consigo mesmo e com os outros num estado de pecadores que todos somos. Deus pode melhorar você e usará pessoas para isso. Nesse cenário, o sofrimento é coadjuvante, e se ele for deletado por você, Deus deixa de ser o autor de sua história e passa a ser expectador. Entenda que até o amor - quando tem sua origem em Deus - tudo sofre!
Adriana Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário