sábado, 13 de fevereiro de 2016

PEÇA AJUDA!


Gostaria de tratar desse tema, porque tenho visto vidas jovens sendo destruídas por não terem a coragem de pedir socorro. É claro que algumas pessoas sabem solicitar ajuda quando necessário, outras são especialistas em pedir ajuda o tempo inteiro, o que não parece sadio. Mas quero me limitar a discorrer um pouco sobre aqueles que jamais pedem ajuda. Em mais de 15 anos trabalhando com aconselhamento e ajudando pessoas, algumas vezes me encontro incapaz de fazer algo pelo simples fato de perceber o quanto alguém precisa, urgentemente de ajuda, mas não a pede, e age como se tudo estivesse bem. Então, me fiz a seguinte pergunta: por que uma pessoa que está precisando de ajuda não a pede? Deparei-me com alguns sentimentos mais comuns que podem estar impedindo essa pessoa de ser ajudada.
1. Orgulho - Pessoas que não costumam pedir ajuda pra ninguém, escondem um tremendo orgulho na frase: "eu não gosto de incomodar ninguém. Cada um tem seus problemas". Em muitos casos, o sofrimento dessas pessoas está associado a decisões que ela tomou sozinha, e até contrariando o conselho das pessoas mais próximas. Logo, elas até disfarçam, tentando viver uma vida normal, mesmo que por dentro estejam destruídas. Pois essas pessoas jamais aguentariam alguém lhes dizer: "eu não te disse?". O orgulho é o pior sentimento que alguém pode carregar, pois além de afastar as pessoas, afasta o próprio Deus. A bíblia é clara quando diz: "Deus resiste ao orgulhoso".
2. Auto-suficiência - irmão do orgulho, esse sentimento acompanha pessoas que passaram por muitas situações difíceis e que tiveram que vencê-las sozinhas ao longo de suas histórias. Vencer, sem a ajuda de ninguém, já é uma rotina, mas trás em si uma independência que não é saudável, pois, em algum momento e em algumas circunstâncias, por mais capaz que a pessoa seja, ela irá precisar do outro para auxiliá-la. O "nosso braço" não nos garante a vitória.
3. Desconfiança exagerada - Muitas pessoas, magoadas pelas experiências de traição, abuso, e injustiças, acabam decidindo não confiar em mais ninguém. Uma frase comum é: "Eu só confio em Deus". Isso é positivo quando não é gerado pela decepção. Deus, acima de qualquer pessoa, quer e pode nos ajudar em tudo. Isso é fato. Mas a história mostra que Ele usa pessoas para fazer isso. Portanto, confiar que Deus irá lhe ajudar, também é confiar que Ele colocará as pessoas certas em seu caminho para isso.
4. Auto-estima baixa - Talvez a falta de amor fundamental, o descaso e a indiferença de pessoas que deveriam amar e proteger, fez com que essa pessoa chegasse a conclusões erradas a respeito de si mesma. Elas realmente acreditam que ninguém se importa com seus problemas. Algumas, nesse caminho, que também é uma manifestação de orgulho, acabam desistindo da vida, pelo suicídio, ou mesmo se isolando das pessoas, vivendo auto-centradas e auto-protegidas. Infelizmente, com a desestruturação familiar em que passa a nossa sociedade, um número maior de pessoas estão se equipando com orgulho e auto-suficiência, com desconfiança e baixa auto-estima, vivendo uma vida solitária em meio a multidão.
Gostaria de desafiar você a se auto-examinar. Caso tenha identificado alguns desses sentimentos, quebrante-se diante de Deus e peça socorro a Ele, primeiramente, reconhecendo a sua pequenez e carência e a grandeza e o amor Dele por você!Peça perdão por suas decisões independentes Dele! Em seguida, ore também pedindo que Ele mostre a você a(s) pessoa(s) certas que irá(ão) lhe auxiliar naquilo que você necessita, mesmo que para isso, ela(s) tenha(m) que confrontar você! Receber ajuda não é algo confortável. A bíblia diz que bem melhor é dar, do que receber. Portanto, é necessário uma dose grande de humildade. Deus irá aproximar-se de você de uma maneira extraordinária. Ele lhe mostrará o poder da interdependência e derramará o amor Dele em seu coração lhe dando esperança, seja qual for o seu problema. Não se isole, não fique sozinho, não esconda sua dor. Há sempre uma saída. Peça ajuda!
Adriana Garcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário